Fóssil de dinossauro encontrado em SP é levado para museu

Osso de titanossauro encontrado em estrada rural de Pompeia passa a integrar acervo que já possui outras partes do grande animal herbívoro que viveu há cerca de 70 milhões de an

Por Josemar 02/02/2018 - 08:12 hs

O Museu de Paleontologia de Marília (SP) recebeu nesta quinta-feira (1º) uma nova descoberta feita na região.

O paleontólogo Wilian Nava encontrou em uma estrada rural de Pompeia (SP) um osso fossilizado de titanossauro, espécie herbívora que viveu a cerca de 70 milhões de anos.

Nava conta que nos últimos 20 anos vários ossos fossilizados têm sido encontrados em Pompeia graças à ação do homem, que construiu a estrada rural, e também à ação da erosão provocada pelas chuvas, que deixam muitas rochas à mostra.

"Nesse ponto do atual achado eu localizei um conjunto de ossos que seguramente pertenceu a um titanossauro. A proximidade dos ossos indica que era um dinossauro só e os dentes apontam para um titanossauro, um dinossauro herbívoro, daqueles pescoçudos", detalha o paleontólogo.

Todos os fósseis foram levados para o Museu de Paleontologia de Marília, onde eles serão catalogados e depois expostos. O acervo já conta com o primeiro fóssil encontrado na região de Marília, de um titanossauro, animal que viveu há 70 milhões de anos.

Nava diz que a descoberta atual é importante para a ciência por apresentar mais uma região no entorno de Marília com vestígios de dinossauros, mas também por tocar as pessoas que percebem ser verdadeira a teoria de que esses animais vagavam pela região.